quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

curitiba no fringe

.
Companhia Transitória, que monta o texto
A matou B Êne Vezes, de minha autoria
. . .
.....Publicado em 24/02/2010, no Caderno G da Gazeta do Povo, matéria sobre o Festival de Curitiba, com destaque para produções curitibanas. O texto é assinado pela crítica e jornalista Luciana Romagnolli. Massa.
......
....Curitiba no Fringe
.
.....
Companhias locais resgatam os espetáculos da temporada passada e os sucessos de repertório para ampliar seu público em março.
.....Ano após ano, ainda impressiona o número de peças curitibanas no Fringe, a mostra paralela do Festi¬val de Curitiba que acontece entre os dias 16 e 28 de março. A reportagem da Gazeta do Povo contou 164 produções locais, quase a metade delas comédias – são 71, mais seis shows de stand-up comedy. A maior parte dessa multidão de espetáculos, no entando, não é novidade. Março é menos um mês de estreias esperadas do que um período em que as companhias sacam de seu repertório recente o que de melhor têm a oferecer. Levando em consideração que o público de teatro ao longo do ano é pequeno, esse resgate sob os holofotes do festival se torna essencial.
.....É o que faz a Cia. Obragem ao reapresentar O Inventário de Nada Benjamim, que estreou em setembro passado no Teatro Novelas Curitibanas em um período em que as plateias se viram esvaziadas pela pandemia de Gripe H1N1. O segundo espetáculo a tratar de luto sob o olhar delicado da diretora Olga Nenevê busca merecidamente ampliar seu público com sessões no Teuni.
.....No mesmo espaço, a Vigor Mortis retoma a montagem Manson Superstar, em que o diretor Paulo Biscaia documenta o assassinato da esposa do cineasta Roman Polanki, Sharon Tate, pela gangue de Charles Manson. A cena em que as facas caem das mãos de Polanski (Leandro Daniel Colombo), em uma citação a seu filme O Bebê de Rosemery, e são apanhadas no ar por Manson (Andrew Knoll), que ensina seu discípulo a cravá-las na vítima coreografadamente, é o auge da plasticidade do horror, que dá pistas das motivações do crime sem diminuir sua brutalidade.
.....Também no Teuni estará Edson Bueno com as duas montagens que estreou no ano passado, um tributo a Nelson Rodrigues A Vida Como Ela É, e o outro a Franz Kafka, Kafka – Escrever É um Sono Mais Profundo do Que a Morte.
.....Entre as estreias, Como se Fosse o Mundo é um fruto promissor dos trabalhos do Núcleo de Dramaturgia de Sesi/PR. O texto de Paulo Zwolinski foi eleito para ser levado ao palco pelo diretor e dramaturgo paulista Roberto Alvim, de quem já se viu em Curitiba o monólogo Anátema, interpretado por Juliana Galdino, e que está entre os mais respeitados encenadores de sua geração.
.....O Fringe dará ao público ainda novas oportunidades de assistir a espetáculos destacados na temporada 2009, como Otelo – As Faces do Ciúmes; A Fábula do Vento Sul; e A Ópera Atômica. Exemplares da mais nova dramaturgia curitibana, como Gina, de Alexandre França; e Na Verdade Não Era e A Matou B Êne Vezes, ambas de Luiz Felipe Leprevost, também terão seu lugar. Assim como as provocações performáticas da Cia. Silenciosa, que ocupa novamente o bar Blue Velvet com Burlescas.
.
.....
Rápidas
.
.....
O que não falta na mostra paralela, porém, é mais do mesmo. Não apenas no sentido de que são montagens que estão no repertório dos grupos há muitas temporadas (com a ressalva de que rever bons espetáculos nunca é demais), mas por serem variações de uma mesma fórmula de entretenimento rápido e rasteiro. A pouca criatividade dos títulos o indicam: Além de As Mentiras Que as Mulheres Contam, pode-se gastar o tempo a conhecer as mentiras que os Homens Contam e ainda aquelas que os Homens Que Têm Namoradas, Noivos e Casados Contam. Têm seu público – o que faz do mês de março a festa das bilheterias para esse teatro escancaradamente comercial.
.....Ainda no nicho das comédias que miram o grande público, as companhias mantidas pelo diretor João Luiz Fiani respondem por 24 espetáculos em cartaz no Fringe 2010. A grande novidade será uma “releitura” do musical Grease para os palcos, com o ator Marino Jr. cantando e dançando no papel eternizado por John Travolta.
.....As outras estreias são uma nova versão do show de humor Os Comediantes; uma montagem filiada ao teatro do absurdo de A Orquestra de Senhoritas, de Jean Anouilh (ambas pela Cia. Máscaras); e Pela Noite, peça de Caio Fernando Abreu encenada pela Cia. Metáfora – a vertente criada para as montagens que envolveriam pesquisa de linguagem. Nem Freud Explica volta ao cartaz mais uma vez como o fenômeno de bilheterias que há dez anos acumula um público estimado de 14 mil espectadores.
.
.....Destaque
.
.....
Espaço de experimentação
.
.....
Depois que a Mostra Novos Repertórios foi cancelada, o Coletivo Pequenos Conteúdos cresceu. Este ano, nove jovens companhias tomam conta do TUC (Gal. Julio Moreira – Largo da Ordem) durante os 12 dias do evento paralelo, fazendo da galeria subterrânea próxima ao Memorial de Curitiba o endereço fixo de um teatro marcado pela liberdade, os erros e acertos de quem ainda está experimentando a criação de uma linguagem cênica pessoal.
.....Pablito Kucarz e Thiago Inácio são os organizadores do agrupamento que, no ano passado, deu visibilidade a peças curtas como O Beijo, e desta vez admite espetáculos de média duração, a exemplo de Chiclete&Som, o exercício arrebatado de quatro atores dando voz e imagem ao patético das paixões descritas por Caio Fernando Abreu.
.....O cardápio do Pequenos Conteúdos traz espetáculos que se autodeclaram “processos”, pela ideia de não-acabamento. “Foi o jeito mais honesto que as pessoas usaram para definir o que estavam fazendo”, diz Pablito. O ator, que começou a fazer teatro profissional na Pausa Cia, tem uma carreira das mais estabelecidas do coletivo, assim como Diego Fortes, diretor do grupo A Armadilha, que estreará no TUC a comédia O Esquema.
.
.....http://pequenosconteudos.blogspot.com
.
.....
Serviço
. ..A Bilheteria Central está instalada no ParkShopping Barigui (R. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600) e funciona de segunda à sexta-feira das 11 às 23 horas; aos sábados, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 14 às 20 horas.
. ...Preços
. ...Os preços do Fringe variam da entrada franca a R$ 45.
.....Clientes Itaú e Unibanco e funcionários da Petrobrás têm direito a 50% de desconto na compra de até quatro (4) ingressos. Clube do Assinante da Gazeta do Povo e assinantes da Folha de S. Paulo têm 50% de desconto em até 2 ingressos por peça. Os descontos não são cumulativos.
. ...No dia e na hora
. ..Os ingressos do Fringe só serão vendidos na Bilheteria Central até um dia antes de cada sessão. No dia da apresentação, a venda acontece na bilheteria do teatro onde a peça será encenada, com pagamento em dinheiro.
. ...Por telefone
.....Ingressos a venda também pelo callcenter 4003-1212, de segunda a sábado, das 9 às 22 horas e domingos das 11 às 19 horas.
.
.....
O Festival de Curitiba no blog Palco
.
.....
Acompanhe o que acontece na cena teatral curitibana no blog Palco http://www.gazetadopovo.com.br/blog/palco/, mantido pela jornalista da Gazeta do Povo Luciana Romagnolli. Desde já, o espaço se abre para a cobertura do Festival de Curitiba, com entrevistas, textos de opinião, indicações de espetáculos e mais informações sobre a Mostra Contemporânea o Fringe. Ao longo do ano, o blog continuará ativo com a proposta de seguir os passos das companhias locais e trazer notícias de festivais de outros cantos do país.
Luciana Romagnolli

Nenhum comentário:

Postar um comentário