domingo, 27 de junho de 2010

peso pena

.
Por morar em Curitiba fiquei distante dos preparativos da antologia Peso Pena. Infelizmente também não tive como me fazer presente no lançamento em São Paulo. Espero estar no Rio e demais cidades, dividindo a alegria por ser parte nessa reunião com tantos brilhantes poetas e amigos. Agradeço muito a Luana Vignon, ao Pierre Masato e ao Jarbas Capusso por terem enxergado valor no meu trabalho e me convidado. Também não posso deixar que conste a gratidão ao Vanderley Mendonca, o editor do livro Peso Pena. E ainda aproveito pra mandar um abraço pro meu bróder Rubens K, que dia desses me fez uma perguntra aqui nos comentários do blog e eu, na correria, não consegui responder (assim como os demais comentários de vocês que lêem essas aventuras, agradeço a todos de coração). Vida longa, pessoal.
.
.
Vejam o que o Vanderley disse a respeito da antologia
.
É um grande prazer poder materializar a poesia deste grupo num livro. Há uma simetria entre todos, não fazem discursos, nem exercícios de linguagem. Obra de amigos para amigos. Neste livro Peso Pena, a poesia fala, eu me calo. Ficarão palavras deles em mim, que um dia brotarão pela minha voz ou pela minha pena. Vanderley Mendonca (Editor).
.
.
A seguir, três fragmentos que colei do blog http://pesopena.wordpress.com/ a respeito do livro, por Luana Vignon
.
O começo de tudo
.
Em meados de 2009 meu amigo Jarbas Capusso convidou a mim e ao Pierre para juntos organizarmos uma antologia de poetas contemporâneos. Topamos. Apresentamos o projeto para o editor Vanderley Mendonça que também topou. De cara pensamos em 10 poetas e 1 ilustrador para que a antologia não ficasse muito extensa e ao mesmo tempo conseguisse reunir diversos poetas que, cada um a seu modo, refletisse a “novíssima” poesia que vem sendo feita no Brasil. O critério foi simples, pensamos primeiros nas pessoas com as quais tínhamos mais afinidades e que fossem também “estreantes”, nos sentido de terem poucos ou nenhum livro de poesia publicado. A escalação passa batida pelos médios-ligeiros e desemboca direto nos pesos pesados, concentrando-se no aspecto delicado da brutalidade de cada um.
.
Nascia assim a antologia Peso Pena.
.
Chacal
.
Quem não o conhece?
.
Chacal, o poeta, o profeta, o soldado que foi pra batalha com um escudo de cristal e uma caneta em riste. Acredito que para todos os autores reunidos nesta antologia ele representa muito mais do que um poeta marginal que agitou o coreto carioca. Não é qualquer um que consegue atravessar incólume o passar dos anos; veja só, ele consegue aproximar como uma espécie de fio condutor Alice Sant’Anna (22 ) e Jarbas Capusso (47).
.
E todos tem uma história sobre como conheceram o Chacal, e todos se sentem como um pequeno pedaço de poesia nas suas mãos, porque tudo o que ele toca vira poema. Podem acreditar.
.
Chacal é nosso padrinho, ele escreveu uma linda apresentação pro nosso livro. Orgulho.
.
Obrigada, Chacal.
.
Considerações sobre a noite de terça (22 de junho, 2010 - dia do lançamento, no Coletivo Galeria, SP)
.
A noite foi linda, os amigos todos lá se divertindo à beça.
.
Isso é o que importa, é isso que faz tudo valer a pena.
.
Queremos agradecer a todas as pessoas que nos ajudaram nessa baguncinha: Renata Forato, que nos ajudou com o blog e outras cositas; Rodrigo Sommer, pelo belo flyer; Walter Figueiredo, que filmou e divertiu a todos no fim da festa com o “sarau da cueca” (vídeos em breve); ao Mário Bortolotto e sua seleção certeira de músicas, ao Luis Felipe Ogro, que estava lá fotografando, a Fabiana Vajman e Paula Klaus, que se colocaram à disposição para qualquer perréps. Além é claro, do nosso editor Vanderley Mendonça, da Luciana, que gentilmente nos abriu as portas da galeria, e todos os membros da banda Fábrica de Animais (Fernanda D’Umbra, Flávio Vajman, Cristiano, Arara e Rubens K)
.
Vocês são duca.
Luana Vignon
.
.
Para comprar a antologia
.
Enviar e-mail para vanderleymeister@gmail.com.
O preço é 20 reais. E a entrega pelo correio.

2 comentários: