quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

.
.
O velho bigode-nicotina que tem lugar cativo no balcão do Dentadas Pub

O Dentadas é o meu escritório. É que meu escritório fica em qualquer lugar que venda cerveja gelada. O Dentadas vende a mais gelada da cidade. Além do mais, cê vem aqui ouvir velhas pérolas do cancioneiro abolerado paraguaio-brasileiro, e elas são diuréticas. É sério, quem ouve tem logo que correr se aliviar. E, bem, no banheiro do Dentadas o cheiro de limão no gelo se mistura às canções mijadas pelos frequentadores, voltando pro teu nariz, empapuçando-o de versos tristes. A Miroca, já cansada santificada há mais de 34 anos dona do bar, sabe bem que conquistar clientes é conquistar pentelhos. Sou um desses pentelhos? Só se sou o famoso "pentelho consigo mesmo" pelo fato de viver sozinho por aí por aí por aí por aí. E, digo mais, nunca pendurei nem pedi de cortesia uma porção de amendoim que fosse. Sou pentelho? Sou sozinho. Bom, todo mundo sabe que existem os companheiros de copo e as companheiras de corpo. Veja, no meu caso, o que vai dentro do copo é a minha única companhia de corpo. Ou seja, uma moça de composto nome Estupidamente Gelada e a partir de certo horário só lembrada pelo sobrenome Destilado. Lady Destilado. Há muitas maneiras de se referir a um amigo alcoolizado. Uma delas: Estava podre de bêbado. E outra: Saiu daqui miando. É assim que Marica me conhece, por Sr. Estava Podre de Bbado, vulgo Saiu Daqui Miando. Como sei que ela só pronuncia tão simpáticas palavras pelas minhas costas com os outros clientes, para os quais geralmente não dou à mínima pelota, acaba que eu mesmo, quando estou descendo a Saldanha Marinho em direção de casa, tenho que falar comigo: Sr. Podre de Bêbado, hoje você saiu de lá miando, meu Deus, como você tem se estragado, você vive podre de bêbado, meu caro Saiu Daqui Miando, daqui, de lá, do velho Dentadas Pub, miando, que ridículo, miando.

Um comentário: