segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

outras leituras, no espaço cênico

Espaço Cênico
.
Acontece no Espaço Cênico (antigo ACT), rua Paulo Graeser Sobrinho, 305, a mostra Outras Leituras, que integra o projeto Corrente Cultural. Ao longo dessa semana, sempre às 21 horas (domingo às 19), serão apresentadas leituras de textos, reunindo artistas de destaque em distintas áreas da cena curitibana.
.
Os diretores participantes, Paulo Biscaia, Marcio Abreu, Nena Inoue, Edson Bueno, Felipe Hirsch e Luiz Felipe Leprevost convidaram distintos atores e atrizes para compor, chamemos assim, o grande elenco da programação, que traz à cena dramaturgias originais, com textos de teatro e literatura.
.
Integram ainda a programação, espetáculo musical de Octavio Camargo e convidados e, apartir do dia 18 de dezembro, Oficina Livre de Teatro (aberta a atores e não atores), sob coordenação de Nena Inoue.
.
A programação, com cara e alma curitibana, tem o intuito de mesclar artistas e público, promovendo intercâmbio de olhares os mais diversos.
.
O projeto Corrente Cultural é uma iniciativa da Fundação Cultural de Curitiba, viabilizado através do Fundo Municipal de Cultura. Outras Leituras é uma realização do Espaço Cênico, sob coordenação de Nena Inoue.
.
Programação
.
7 de dezembro
Graphic Novel "Folheteen"
Desenhos e texto José Aguiar
Direção Paulo Biscaia
Com Michelle Pucci, Leandro Daniel Colombo e Rafaella Marques
Iluminação Wagner Correa
Sonoplastia Marco Novack
Realização Vigor Mortis
Folheteen foi concebida apartir de tiras semanais publicadas em jornais de Curitiba, como o jornal Gazeta do Povo, sendo publicadas também no Jornal do Estado, e num especial de O Globo. Vencedora do I Concurso Internacional de Quadrinhos de o Senac-SP em 2005, Folheteen também foi publicada em livro pela Editora Devir. O autor José Aguiar define assim o álbum: "lembra-se dos melhores anos de sua vida? Eles não foram sua adolescência. Ela é um momento onde tudo é um grande desencontro. Folheteen fala da incapacidade das pessoas de se comunicarem, autoconfiança, tédio, sexo e várias outras coisas que nos atormentam a partir da adolescência. Uma miscelânea de coisas que vivi com outras que vi ou ouvi."
.
8 de dezembro
Descartes com lentes
De Paulo Leminiski
Direção Marcio Abreu
Com Nadja Naira
Realização Companhia Brasileira
Leminski imagina uma hipotética vinda do filósofo francês René Descartes ao Brasil, a convite do conde Maurício de Nassau. Junto com sua comitiva, repleta de cientistas, naturalistas, desenhistas e pintores, Descartes tenta desvendar e descrever as excentricidades e belezas do país tropical, ou seja, procura filosofar sobre o Brasil e o modo de vida do seu povo. Escrito em meados da década de 60, o texto é considerado o embrião gerador de Catatau, a obra mítica do poeta curitibano. O exercício cênico da Companhia Brasileira faz parte de uma série de estudos que vem sendo realizados desde agosto de 2008, sobre a obra do poeta curitibano, e que fazem parte do projeto VIDA, patrocinado pela Petrobrás.
.
9 de dezembro
O butô do Mick Jagger
Texto e direção Luiz Felipe Leprevost
Com Uyara Torrente e Martina Gallarza
Realização Iconoclastinhas cia. de teatro
Elas perderam o chão. Perderam a coragem. Perderam o amor. Estão na Tumba, a velha garagem onde ensaiavam sua banda. Mas elas perderam também a capacidade de tocar, de se divertir. Elas foram até o final da fama e agora só se perguntam. Foram fundo na selva dos paraísos artificiais e hoje têm monstrinhos residindo no estômago, acordes estridentes bicando o cérebro, produzindo pesadelos. Elas foram longe demais e por isso não tem mais pra onde ir. É que é mesmo muito difícil voltar ileso depois de se dançar O butô do Mick Jagger.
.
10 de dezembro
Firififi / O Grande Circo de Cavalinhos / O fim da Fifi
De Dalton Trevisan
Direção Nena Inoue
Com Ranieri Gonzalez
Realização Espaço Cênico
Delicada leitura de um Dalton Trevisan lírico. Em cena, um único ator - menina - velha - homem.
.
11 de dezembro
A Lingua Cortada
De Alexandre França
Direção Edson Bueno
Com Rosana Stavis e Pagu Leal
Duas mulheres começam uma discussão depois de jogar o jogo da verdade. Pouco se sabe sobre suas vidas, apenas que podem estar mentindo ou falando a verdade sobre determinados assuntos, que não sabemos ao certo o que são. A Língua Cortada fala sobre a tênue linha que separa o verdadeiro do falso. A peça pouco a pouco nos mostra o absurdo de se falar “verdades”, ao por em cheque a lógica de um discurso puro, sem preconceitos, ideologias ou “segundas intenções”.
.
12 de dezembro
Octavio Camargo e convidados
Apresentação de canções compostas entre 2006 e 2009 em parcerias musicais e poéticas com Thadeu Wojciechowski, Bárbara Kirchner, Luiz Felipe Leprevost, Odacir Mazzarolo, Alexandre França, Chiris Gomes e Troy Rossilho.
.
13 de dezembro
Outras Leituras
Direção Felipe Hirsch
Realização Sutil Companhia de Teatro
Profissionais da Sutil Companhia de Teatro juntamente com jovens atores selecionados em audição, à partir de textos de J. D Sallinger.
.
Dias 18, 19 e 20 de dezembro
Oficina Livre de Teatro
Coordenação Nena Inoue
.
Serviço
Corrente Cultural
Outras leituras, de 07 a 13 de dezembro
De segunda a sábado, 21h (domingo 19h)
Local Espaço Cênico (rua Paulo Graeser Sobrinho, 305)
Oficina Livre de Teatro, dias 18, 19 e 20 de dezembro
Coordenação Nena Inoue
Inscrições antecipadas
Vagas Limitadas
Entrada Franca
Informações 3338 0450
.
Contatos
Nena Inoue
9236 9466 / 3338 0450 nenainoue@hotmail.com
Paulo Biscaia
8814 4625 biscaia@mac.com
Marcio Abreu
9965 8098 marcioabr@gmail.com
Luiz Felipe Leprevost
8406 8187 efranbueno@uol.com.br
Octavio Camargo
9699 3851 octaviocamargo.novoemail@gmail.com
Felipe Hirsch

2 comentários:

  1. Que sorte, posso ir no dia 9!
    Tentei ligar hoje e não te achei, Luiz. Falamos no ACT.
    beijo,
    Lala.

    ResponderExcluir
  2. foi bem legal aquela noite, lala. me liga semana que vem pra gente tentar organizar aquele encontro. bj. lepre.

    ResponderExcluir