sexta-feira, 26 de junho de 2009

caetano veloso no teatro positivo

foto da internet, sem crédito
.
Show de Caetano Veloso.
Teatro Positivo.
Dia 27, sábado, 21 horas.
Ingressos R$ 80 a 180,
de acordo com o setor do teatro.
Informações 41 3315-0000.
.
No dia em que o show Zii e Zie estreou no Rio, o amigo Elísio Brandão me ligou emocionado. Ele, sujeito que entende de tudo e mais um pouco, disse ter sido um dos eventos mais bonitos que presenciou em toda sua vida. Elísio é mais do que fã do Caetano tem anos. Suas vidas se cruzaram algumas vezes, e Elísio traz na memória esse carinho.
.
Aposto que o que assistiremos amanhã será um inestimável espetáculo. Ver (em outras oportunidades conferi) Caetano Veloso no palco é um contágio edificante do qual, para o bem, não nos livramos mais.
.
Caetano é um músico que compõe seus textos e cenas, sempre os envolvendo por sonoridades inusitadas, mergulhadas em conceitos e visões de mundo que são o filtro de uma intuição guerreira e irriquieta.
.
Em bons artistas vemos construção e verdade, a verdade do labor, o cuidado na minúcia. Vemos as camadas do processo, sua densidade. No caso de apresentações ao vivo, o percurso sintetizado na ação da hora, que nunca mais será repetida. E Caetano traz tais qualidades quando vai ao palco.
.
Especialmente nesse show que nasceu de um projeto chamado Obra em progresso, uma série de apresentações semanais, quando a cada noite expunha ao público canções inéditas, saídas como que de um forno matemático. As apresentações eram filmadas e imediatamente iam parar no youtube e no blog do autor, que além de trazer textos a respeito dos mais variados assuntos, continha vídeos com ele comentando cada uma das músicas novas. O disco Zii e Zie foi gravado então somente depois dessas experiências.
.
Partindo daí, Caetano mais uma vez mostrou ser um artista atento ao seu tempo, pois o procedimento utilizado por ele praticamente inverte padrões esquemáticos da indústria da música. A raiz disso está em mais de um lugar, um deles, claro, é a crise que o mercado fonográfico enfrenta atualmente. Outra, e principal, é a capacidade do artista de adaptação, de se infiltrar em estruturas novas, para as quais ele poderia se dar o luxo da alienação. Mas não, pois Caetano é o cara que no âmbito pessoal, íntima e afetivamente, “teve coragem de entrar em todas as estruturas e sair de todas elas.”
.
À Gazeta do Povo, quarta-feira, 24 de junho, que numa das perguntas abordou o assunto da rejeição que eventualmente sofre, o artista falou: “Ninguém pode pretender ser aprovado por todo mundo. E no meu caso, há agravantes fortes: tenho temperamento experimental, não sigo cartilha política de grupo nenhum, não me submeto à hierarquia crítica capacha que olha para tudo o que se produz na Inglaterra e EUA com adoração idiota. Tenho ambições maiores do que tudo isso. E também não sou um talento musical impressionante. Natural que reajam contra mim pelas piores mas também pelas melhores razões.”
.
Não se engane, cabelos brancos não apareceram de repente. Caetano não é um velhinho tentando fazer rock´n roll. Pelo contrário, assim como em bons projetos do passado que às vezes são reformados e reabertos, por não se esgotarem de propor o futuro, novamente (como faz a cada disco de inéditas), nesse Zii e Zie, Caetano Veloso reinaugura um patrimônio nacional chamado Canção Popular.
..........................
Reproduzo letra da composição de sua autoria que mais gosto (e fico feliz em dividir tal sentimento com meus irmãozinhos Vitor Paiva e Troy Rossilho) entre todas as que conheço.
.
José
(Caetano Veloso)
.
Estou no fundo do poço
Meu grito
Lixa o céu seco
O tempo espicha mas ouço
O eco
Qual será o Egito que responde
E se esconde no futuro?
O poço é escuro
Mas o Egito resplandece
No meu umbigo
E o sinal que vejo é esse
De um fado certo
Enquanto espero
Só comigo e mal comigo
No umbigo do deserto

Nenhum comentário:

Postar um comentário