sexta-feira, 19 de junho de 2009

O Estado de Paranóia

Hoje será lançado o romance O Estado de Paranóia, de Tiago Santos Lima. Espero estar lá no CafeZau, onde será o evento, tomara que eu consiga. Um mês e pouco atrás (mais ou menos), por intermédio do jornalista Rafael Urban, chegou até mim o livro. Causou-me ótima impressão. Então, na época, escrevi pequeno comentário a respeito. Foi publicado na Folha de Londrina, agregado à matéria maior que tratava da obra. Segue a passadela de olho:

O romance O Estado de Paranóia, de Tiago Santos Lima, apresenta um narrador cuja técnica é deleite, jovem, veloz. Construído entre a tensão do que é fato mas pode que não seja, ora quase jornalístico, noutras uma invencionice repleta de humor. Nem alegórico, nem realista, palpável, e isso não é pouco. Um tanto de iconoclastia, outro de paixão por aquilo que se olha até a decadência urbana voltar a maltratar a consciência do leitor. A cidade de Curitiba se resume a uma sigla, mas a humanidade das personagens, cuja identificação nos é imediata (você as conhece, você já esteve com elas, talvez você seja uma delas), a amplia, faz de Curita um lugar no mapa. Ao acusar nossas características provincianas as desmente, pois um livro com tal qualidade não se faria por aqui se já não amargássemos as insuportáveis dores abdominais que uma grande metrópole amarga.

... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Eis o serviço para hoje: Lançamento do romance O Estado de Paranóia.

A Editora Multifoco e Luciano Zaina convidam você ao coquetel de lançamento do romance de estréia do curitibano Tiago Santos Lima. Trata-se de obra ficcional sobre a cidade de CWB, capital do estado de Paranóia. Ameaçado de extinção por políticos como Roberto Regalão e Capitão Richa, o Centro continua sendo habitado por personagens que você pode ou não reconhecer no cotidiano; gente que só quer dar continuidade a uma vida pacífica se vê subitamente afetada por doses de alucinógenos experimentais despejados nos reservatórios de água; gatos pulam de janelas e continuam vivos, mas com outros nomes; a polícia corre atrás do prejuízo com escudos, cassetetes e todo o resto do aparato de proteção a civis desarmados.

Acontece nesta sexta-feira, 19/06, a partir das 19 horas.
O CafeZau fica na Rua Augusto Stresser, 318, Alto da Glória.
Fone: 3018.1088

Sobre o autor: Tiago Santos Lima é desistente da faculdade de Letras. Além de textos ficcionais espalhados pela internet afora, escreveu um livro de contos publicado pela Editora Plus (O Monolito - disponível pra download em www.editoraplus.org).

Um comentário:

  1. olá felipe,
    por fim visito o teu blog.
    o livro é um trabalho mesmo especial.
    fiquei muito feliz de ver um jovem escrever um romance sobre a sua geração e que se passa em nossa cidade.
    além de bem escrito, o livro trata desde a casa de sopas pamphylia ao sindicato dos agentes secretos, um indicativo do seu bom humor.

    suceso no blog,
    abraçO,
    rafael urban

    ResponderExcluir