sexta-feira, 24 de abril de 2009

pecinhas para uma tecnologia do afeto

Uma fossa

O cenário é uma fossa. Ele está na fossa e a fossa ele é assim: ele tem os cílios úmidos. Ele está na fossa e a fossa ele é assim: ele dá o texto feito um afogado. Ele está na fossa e a fossa é assim: ele não é um aqualouco que fazia acrobacias e se deus mal, não é isso. Ele está na fossa e a fossa é assim: ele dá o texto com punhados de água salgada na garganta. Ele está na fossa e a fossa é assim: ele faz isso na frente de todos, ele abre um saco de sal e mistura na água que está na jarra transparente. Ele está na fossa e a fossa é assim: então ele dá o texto com punhados de água salgada na garganta.

Ele está numa fossa e a fossa é assim: ele dá o texto baixinho, como alguém que não quer espantar as ausências.

...falo baixo agora depois de levar a vida no berro agora falo baixinho que é pra não espantar as ausências acho que é assim sussurrando que a gente deve falar com Deus, e quem está ausente é assim igual Deus um dia eu cantava e fazia o nome do meu amor saltar pra fora da boca um dia eu cantava e é quando Deus é capaz de nos provar que não existe, e assim, se ele prova algo, então é porque ele existe, porque só o que existe pode provar coisas mesmo ausentes os ausente existem ausentes são isso: o complicado, o impossível complicado, impossível, dirijo-me a você, converso com, convirjo você está aqui, ausente você está aqui mais do que se aqui estivesse é um jogo de esconde-esconde não parece óbvio?

Súbito entra em cena a canção Lithium, do Nirvana, muitíssimo alto. Ele é obrigado a repentinamente berrar.

Nas horas que antecederam a alvorada de terça-feira, Kurt Cobain despertou em sua cama.

Lithium sai de cena. Ele volta pra fossa. E a fossa é assim.

...não é tão óbvio assim estando você ausente agora agora estar aqui mesmo que pra mim isso seja uma verdade porem estando ausente e por isso agora agora estando aqui igualmente me parece óbvio e inédito que nada agora a não ser o agora pode conter caralho a gente deve estar brincando de o gato mia...

Entra Lithium alto demais. Ele é obrigado a berrar qual um roqueiro alucinado.

Os travesseiros ainda tinham o perfume de Courtney. No quarto, o aroma se misturou com o cheiro ligeiramente picante da heroína cozida. Esse também era um cheiro que o despertava.

Ele cansou. Lithium sai de cena. Ele volta pra fossa. E a fossa é assim.

...você tem mais beleza que estilo um dia você ainda vai ter estilo por enquanto a beleza te vitimiza a beleza não é boa com as pessoas ela apodrece você trate de adquirir estilo estilo o mais rápido possível...

Longuíssimo silêncio. É um transe dele.

Depois, ele berra feito um visigodo alucinado.

...faaalllaaaa!!!!...

A fossa novamente. E a fossa é assim.

...se bem que eu considero que mesmo esse silêncio engolido por uma boca por uma buceta dentro de mim...

Ele dá um jeito de ilustrar para platéia essa boca-buceta dentro dele.

...esse silêncio típico das ausências cheias de cimento esse silêncio esse cimento é deveras comunicativo...

Entra Lithium ainda mais alto. Ele é obrigado a berrar como um porco ferido na nuca.

Courtney estava inconsolável. Quando os policiais finalmente deixaram o local, com apenas um guarda de...

Lithium sai. Ele volta pra fossa. E a fossa é assim. Súbito Lithium retorna, ele e Kurt medem forças.


...segurança como testemunha, ela reconstituiu os últimos passos de...

Sai Lithium. A fossa outra vez.

...eu afirmo, eu pergunto e ele responde...

Entra Lithium ainda mais alto. Ele versos Kurt.

Entrou na estufa, que ainda tinha de ser limpa, e mergulhou as mãos em seu sangue.

Sai Lithium. A fossa.

...você estando fatiar meu sofrimento em postas eu afirmo e ele responde você está tentando fatiar meu sofrimento em postas sim eu afirmo eu pergunto e ele responde sim o silêncio responde eu afirmo eu pergunto o cimento-silêncio responde responde silêncios mas responde.

Entra Lithium com Kurt. A música vai até o fim. Ele espera Lithium acabar. Depois, sussurando como que para não espantar as ausências, ele diz.

No chão, ajoelhada, ela rezou e gemeu de dor. Erguendo as mãos cobertas de sangue para o céu berrou:

Isso é quase inaudível.

Por quê?

Um comentário:

  1. 1. posta (que verbo!) mais devagar pra que a gente acompanhe.
    2. isso sim é que é fossa!
    3. se acostume logo e venha trabalhar comigo.
    beijo (uma frase no imperativo, outra não).

    ResponderExcluir