terça-feira, 28 de abril de 2009

pecinhas para uma tecnologia do afeto

Olho humano

Há um aquário em cena. O aquário tem o tamanho de uma piscina. Essa piscina está em cena. E essa piscina tem o tamanho da cidade de Curitiba. Há a cidade de Curitiba em cena. E a cidade de Curitiba tem o tamanho do Oceano Pacífico. Há o Oceano Pacífico em cena. A Atriz está no fundo, onde é inumano se estar, do Oceano Pacífico. Ou ainda estamos todos submersos numa imensa bolha de mágoa. A platéia também está lá nesse lugar abissal. Nem a atriz, tampouco a platéia usam escafandro ou submarinos. Nessa peça a platéia não se chama platéia. Nessa peça a platéia se chama olho humano. Há alguns oftalmologistas por ali. Também há muitos míopes e estrábicos. E, claro, alguns cegos.

lágrimas são uma espécie
isso
lágrimas são uma espécie de
língua universal e
meu olho
isso
meu olho é
simplesmente um
isso
lágrimas são uma
espécie de língua
universal e
meu olho é
simplesmente um
ouvido

O olho humano ainda não está compreendendo.

mas cada humano chora
isso
lágrimas são uma espécie de língua
universal
mas cada humano chora de modo
particular

Aqui o olho humano pisca com certa ternura.

cada olho cada
cada olho cada humano chora
cada humano chora cada olho

O olho humano se fecha (estará dormindo?). Não, o olho humano não está dormindo, embora sonhe.

cada olho
estilo, erros gramaticais
isso
cada olho
tem uma caligrafia específica
estilo, erros gramaticais
isso
o olho é um exímio
contador de estórias
um poeta
estilo, erros gramaticais
isso
cada olho
tem uma caligrafia específica
estilo, erros
o olho é
o olho, olha, é o olho
é um exímio
contador de estórias
isso
poeta
o olho é
um estupendo poeta
o olho
é um exímio
contador de estórias
isso
um estupendo poeta
isso
lágrimas são uma espécie
uma espécie
isso
lágrimas são uma espécie
em extinção
isso
lágrimas são
uma espécie de
língua universal
isso
mas cada humano chora
cada humano
de modo particular
isso
lágrimas são
uma espécie de
língua universal
em extinção
mas cada humano chora
de modo particular

Agora o olho humano já não suporta mais. Enquanto a atriz fala o olho humano, dentro da sua própria cabeça de olho humano, vai presenciando decadência em demasia.

todavia
diga você
se estou enganada
diga você diga
se estou
diga você que
tem olhos que
certamente que
não são
analfabetos
digo
de pranto
isso
diga diga diga
diga você que tem olhos
diga que
não têm olhos
analfabetos de
pranto
diga que
aliás
todavia
aliás
isso
aliás
isso
o olho é
um exímio
contador de estórias de
um estupendo poeta
todavia
diga agora você
diga se
estou enganada
você que
tem olhos que
certamente que
são
não são
sãos
analfabetos de
pranto
aliás
diga que você
aliás que
todavia
lágrimas são
uma espécie de
distinção de
língua
isso
lágrimas são
uma espécie de
língua língua língua
língua universal

O olho humano boceja. Não suporta tanto experimentalismo que não chega a lugar nenhuma. Que não desafoga nem se entrega aos tubarões. Sim, tubarões nesse momento rondam o olho humano.

mas cada
humano
cada choro
cada humano chora
o choro de modo particular
cada olho, olha
tem um caligrafia específica
estilo, erros gramaticais
o olho, olha
o olho é
um exímio contador de
estupendos estúpidos

O olho humano.

todavia diga
diga diga diz
você se
estou enganada
diz você que tem
olhos que
certamente que
não são
analfabetos de
pranto

O olho.

socorro
pronto pronto
socorro pronto
passou passou passou
agora diga

Olho.

aliás aliado
isso
alias aliado não
aliás ali
diga vai
diga diga não
diga nada
isso
não diga nada
não
não
não
não

O olho humano cerra as pálpebras por um longo silêncio.

isso

O olho humano depois do longo silêncio volta a ouvir de pálpebras abertas.

aliás
isso
não diga diga
diga nada
apenas continue
me olhando

A luz vai caindo em resistência na mesma medida em que a água do aquário vaza. Quando tudo escurece num blecaute ainda úmido, a atriz e o olho humano respiram feito baiacus esquecidos na areia da praia.

3 comentários:

  1. meu caro, ainda ontem falávamos de vc e pensei, por onde andará o leprevost? daí fui no blog do frança e vc tava lá... ta vendo? é um sinal! hahahaha. bom, me passa seu e-mail pra eu te contar a história de pq falávamos de vc. o meu é luana.vignon@gmail.com

    beijo
    Luana Vignon

    ResponderExcluir
  2. Acho que agora temos a mesma imagem de todo esse mar de lágrimas de sal...
    Lágrimas.
    Meu olho humano chora de um modo particularmente igual ao seu.
    ...

    ResponderExcluir
  3. não facilitei pra nós, aninha. boa sorte. bj. lepre.

    ResponderExcluir