quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

salinger se foi

.
JD Salinger, em foto rara

.....Acabo de saber que JD Salinger, pra mim um dos melhores escritores de todos os tempos, morreu. Ainda não sei maiores detalhes. Essas que ora reproduzo são falas de Holden Caulfield, personagem de seu livro O apanhador no campo de centeio, de 1951.
..
...........
. .
.....Acabei me cansando de ficar sentado naquela pia, e aí me levantei e comecei a sapatear, só de farra. Não sei sapatear nem nada, mas o piso do banheiro era de pedra e por isso dava um som perfeito. Comecei a imitar um desses sujeitos do cinema, num desses musicais. Odeio o cinema como se fosse um veneno, mas me divirto imitando os filmes. O Stradlater me olhava pelo espelho, enquanto se barbeava. Tudo de que eu preciso é de uma platéia. Sou um exibicionista.
.
.....(...)
.
.....Me deram um quarto muito vagabundo. A única vista que eu tinha era a outra ala do hotel. Não que eu ligasse para isso. Estava deprimido demais para me preocupar se a vista do meu quarto era boa ou não. O empregado que me levou até o quarto devia andar pelos sessenta e cinco anos e conseguia ser mais deprimente que o próprio quarto. Era um desses carecas que penteiam todo o cabelo do lado por cima da cabeça para tapear. Eu preferia ser careca de uma vez a fazer um troço desses.
.
.....(...)
.
.....Me senti tão feliz de repente, vendo Phoebe passar e passar. Pra dizer a verdade, eu estava a ponto de chorar de tão feliz que me sentia. Sei lá por quê. É que ela estava tão bonita, do jeito que passava rodando e rodando, de casaco azul e tudo. Puxa, só a gente estando lá para ver.
.
.....(...)
.
.....Uma porção de gente, principalmente esse cara psicanalista que tem aqui, vive me perguntando se vou me esforçar quando voltar para o colégio em setembro. Na minha opinião, isso é o tipo da pergunta imbecil. Quer dizer, como é que a gente pode saber que é que vai fazer, até a hora em que a gente faz o troço? A resposta é: não sei. Acho que vou, mas como é que eu posso saber? Juro que é uma pergunta cretina.
JD Salinger

5 comentários:

  1. putz...
    essa semana que comecei a ler "franny e zooey"... e estou amando!
    grande perda!

    bjo bjo
    li

    ResponderExcluir
  2. o cara era phóda, mas uma hora todos nós se vamos, até os geniais.
    mas o que ficou ainda nos modificará por séculos!

    linhares

    ResponderExcluir
  3. Apanhador nos Campos de Centeio, livro favorito de 9 entre 10 serial-killers! Hehe

    ResponderExcluir
  4. franny e zooey é demais, lígia. bj.
    bj. u.
    é isso mesmo, linhaça. abração.
    hehe, cê só pensa nessas coisas, fabz. abraço.

    lepre.

    ResponderExcluir