segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

só é ilusão aquilo que não esqueço, o resto foi real

.....
.....Dizer exatamente como sou atualmente, que já deixei o paraíso há muito, eu não saberia. Será que mudei consideravelmente desde que não nos vimos mais? Sim. E não. Engordei um pouco, tenho barba espessa mas quase nunca a deixo por fazer.
.....Talvez pensar no redondo rosto de róseas bochechas de minha mãe seja o melhor jeito de dizer-me. Gica tinha aqueles olhões amplos, claros, olheiras que igualmente definiram meu rosto, esse leve tom arroxeado a conduzir às profundezas do verde miolo dos glóbulos. Minha mãe Gica... queria que toda vez que pensasse em seu rosto ela aparecesse e viesse me beijar a bochecha. Mas não funciona assim.
.....Bisneto de colonos italianos, nasci em Curitiba, em julho de 75, quando nevou pela última vez por aqui, mas isso você está careca de saber, como dizem. Embora eu pensasse que era bem possível que você tivesse esquecido totalmente de mim, da fisionomia, da voz, quem dirá da data de meu aniversário, até que no dia 21 de julho do ano passado recebi um presente seu, com aquele cartão revelador e tudo mais. Bem, ainda sou esse jornalista cada vez mais preguiçoso que no momento, após praticamente a redação inteira ter sido mandada embora, tem se virado como assessor de imprensa freelancer.
.....Fazia tempo que eu não ia até Santa Felicidade. É no mínimo anacrônico passear pelo bairro que tanto tempo atrás começou com meus antepassados e uma meia dúzia de outras famílias, sabe. Essas famílias e também os Brennelli eram famílias incansáveis, trabalhavam igual camelos, só bebiam água de duzentos em duzentos quilômetros, segundo contava vó Beatriz, que chegou no Brasil ainda criancinha de colo.

.....Nascemos de novo dos nossos filhos quando nossos filhos nascem, revelava-nos minha mãe.
Os Brennelli, dizia, descendem de uma reza.
.....Então lembro de quem descendo, e tento fingir que posso ficar em paz. Não espero o destino feito esperasse o troco. Mas sinto saudade... Saudade dos velhos da família que aos poucos foram saindo de cena, fugidos da vida para dentro da terra. E assim será conosco.
.....Vivia escondendo a pele branca sob um modo demasiado rústico de me vestir. E acho que me ainda me visto assim, pelo menos conceitualmente. Já as roupas de corte exato do meu primo Tatit de hoje contrastam drasticamente com as peças quase rotas de nossa adolescência, o que, mesmo para quem não conhece nossas diferenças, visualmente faz com que as intuam.
.....Tatau, irmão gêmeo de Tatit, entre nós era o campeão de espinhas na pré-adolescência e, infelizmente, não teve tempo suficiente para se tornar o homem alto, largo e bonito num futuro que para ele ainda insisto enxergar. Sua morte foi sem dúvida a pior tragédia que já acometeu a família.
.....Nós três herdamos esses supercílios volumosos e desalinhados do vô Breno, especialmente Tatit, que sobre os olhos parece ter espessos toldos que pelo meio se unem. Nós, os Brennelli, fomos e somos homens de compleição rústicas, embora altamente domesticados pela vida urbana, sem dúvida já deformados pelo conforto.
.....Se bem que você, Mana, vivia dizendo que o meu era um rosto carregado de ingenuidade. E eu não ligava de ter tais traços, isso realmente nunca me ofendeu. E é lógico que sei, caso viva até a velhice, que terei os mesmos lóbulos moles e despencados nas orelhas cheias de pêlos, como meu avô. Isso também não me incomoda. Incomodou, no entanto, Tatit a vida toda, como o incomodavam suas orelhas de abano, tanto é que ele resolveu operá-las assim que teve autonomia para isso. Essas orelhas certamente Tatit também herdou do vô Breno, apesar de que no vô, mesmo sendo grandes, elas soavam, vamos dizer assim, proporcionais, em parte porque Breno nunca esteve nem aí com a coisa, o que não era, todavia, o caso de Tatit.
.....O Tatit, infestado de sardas, acabou ficando, na minha opinião, o mais feio Brenelli de toda a história. Mas o que adianta dizê-lo, se causarei em você apenas a impressão de que vivo com uma dor de cotovelo constante, já que Tatit casou com a guria mais linda que nessa mesma história já existiu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário