quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Zilda Arns e a construção de um mundo melhor

.
Zilda Arns - 1934/2010
Fotografada por Gilson Camargo
.
.....Publico fragmento do último discurso de dona Zilda Arns, preparado para palestra em Porto Príncipe, no Haiti, onde, em missão humanitária, faleceu, vítima de terremoto que matou milhares de pessoas. Zilda Arns era médica pediatra e sanitarista, fundadora da Pastoral da criança - http://www.pastoraldacrianca.org.br/. Dedicou a vida às causas sociais e foi quatro vezes indicada ao Nobel da Paz. Será velada amanhã, em Curitiba, no Palacio das Araucarias.
....Aqui, o discurso de dona Zilda Arns na íntegra:
.
.....Em dezembro de 2009, completei 50 anos como médica e, antes de 2002, confesso que nunca tinha ouvido falar em qualquer programa da Unicef ou da Organização Mundial de Saúde (OMS), ou de outra agência da Organização das Nações Unidas (ONU), que estimulasse a espiritualidade como um componente do desenvolvimento pessoal. Como um dos membros da delegação do Brasil na Assembleia das Nações Unidas em 2002, que reuniu 186 países, em favor da infância, tive a satisfação de ouvir a definição final sobre o desenvolvimento da criança, que inclui o seu "desenvolvimento físico, social, mental, espiritual e cognitivo". Este foi um avanço, e vem ao encontro do processo de formação e comunicação que fazemos na Pastoral da Criança. Neste processo, vê-se a pessoa de maneira completa e integrada em sua relação pessoal com o próximo, com o ambiente e com Deus.
.....Estou convencida de que a solução da maioria dos problemas sociais está relacionada com a redução urgente das desigualdades sociais, com a eliminação da corrupção, a promoção da justiça social, o acesso à saúde e à educação de qualidade, ajuda mútua financeira e técnica entre as nações, para a preservação e restauração do meio ambiente. Como destaca o recente documento do papa Bento 16, "Caritas in veritate" (Caridade na verdade), "a natureza é um dom de Deus, e precisa ser usada com responsabilidade." O mundo está despertando para os sinais do aquecimento global, que se manifesta nos desastres naturais, mais intensos e frequentes. A grande crise econômica demonstrou a inter-relação entre os países. Para não sucumbir, exige-se uma solidariedade entre as nações. É a solidariedade e a fraternidade aquilo de que o mundo precisa mais para sobreviver e encontrar o caminho da paz.
Zilda Arns

Nenhum comentário:

Postar um comentário