sábado, 2 de maio de 2009

os sete novos


Domingos Guimaraens, Augusto de Guimaraens Cavalcanti e Mariano Marovatto são Os Sete Novos. Três escritores cariocas da pesada que valem por bem mais que sete. Domingos publicou um livro chamado A gema do sol. Mariano fez O primeiro vôo. E Augusto, Poemas para se ler ao meio-dia. Nos trabalhos de estréia cantaram em moldes simbolista, construtivista e surrealista, isso em linhas gerais (linhas gerais minhas, não deles), cada qual investindo em seu instinto. Vozes distintas, mesmo assim não temeram a aventura de escrever um quarto livro, dessa vez juntos, o Amoramérica, calcado em experiência um tanto modernista, outro tanto beatnik. O livro é uma reportagem poética, um mergulho nos EUA. Como os três são brasileiríssimos, e cariocas, e nada caretas, você pode imaginar a confusão de signos que eles promovem. Bom, quando lançaram os três primeiros eu ainda morava no Rio. Tive o privilégio de estar entre os convidados que apresentaram performances com poemas dos autores, no Teatro Sérgio Porto. Não lembro bem agora, se não me engano isso foi em 2006. Sou muitíssimo grato ao Mariano que, entre tantos escritores que admiro, me incluiu em sua tese de mestrado, na qual analisou meu trabalho com fino faro. Depois, já morando em Curitiba, numa de minhas visitas ao Rio, estive com o power trio, no Leblon. Eu estava com minha camerazinha e parti para cima deles perguntando tudo o que me vinha a mente. O material dessa brincadeira deve estar numas duas ou três fitas, pois nos empolgamos e acabamos por gastar mais fosfato no apartamento do Domingos, que fica ali perto. Nunca mais assisti os vídeos, sei que estou devendo edição do material. Pretendo um dia me concentrar nisso. Por enquanto fiquemos com essa saudável imagem de quatro garotos empolgados com as descobertas das Américas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário