quinta-feira, 28 de maio de 2009

União da Vitória, Porto União, meus novos amores

Essa é a estação de União da Vitória, nos anos 1930.
Foto atribuída a Arthur Wischral, do acervo de Nilson Rodrigues.

Gentileza gera gentileza. Foi o que me ficou da noite de ontém. Fizemos um estupendo lançamento na Confraria da Cerveja, não só porque vendi quase todos os exemplares do Inverno dentro dos tímpanos, nem só por causa da comida deliciosa que eles servem na Confraria, nem só graças ao vinho tinto que degustamos até zerar a adega da casa, mas especialmente porque Cili e Nina, quando se apresentaram lendo os contos publicamente, comoveram agudamente a platéia. Nisso encontro a combinação perfeita que produz o bom teatro, ontém ninguém mentiu para ninguém, e por isso foi tão bonito. Todos nos empolgamos muito, de modo que, na sequência da madruga funda, nos dirigimos a Pizzaria Mamma Mia, dessa vez para tocar violão. Aconteceu que ninguém, e eu muito menos, sabia afinar o instrumento. Robertinha e Fernanda então, no fusca bala da Robertinha, foram não sei bem onde conseguir que alguém afinasse o dito cujo de madeira. Certo, daí em diante a cantoria tomou conta de União da Vitória, com destaque para as moças, elas eram várias, embalando o clássico popular Cuitelinho. Tudo muito muito massa. Hoje o dia foi comer bem, coisinhas deliciosas preparadas pela mãe da Nina, Tereza. Andamos bastante pelas cidades, União da Vitória e Porto União, conhecemos as pontes, o mirante com o Iguaçu lá embaixo, as igrejas, a escola onde a Nina estudou, o Cine Teatro Luz, que é uma beleza de templo bem cuidado pela Secretaria de Cultura de União da Vitória. Enfim, o tipo de férias com trabalho que pedi a Deus, tudo por demais prazeroso. É como diz a Nina, se isso não é legal, eu não sei o que é.

6 comentários:

  1. que vontade de ir pra todas as cidades médias que me deu agora!

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Q bonitoo... o modo como vc ama oq faz e q faz a gente amar vc fazendo ;) Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. querido... dê um pulo lá: http://photophophoka.livejournal.com/

    Essa coluna do Tavinho tá causando frisson aqui em "Escaldante".

    B_Ju

    P.s- Nunca mais comentaste no meu blog ; ~~
    P.s2- quando poderei ler "Inverno dentro dos Tímpanos"?
    P.s3 - Queria mandar "Icebergs" para seus amigos do Teatro de Ruído. Posso mandar para sua casa? Quantos livros seriam?

    ResponderExcluir
  4. sabrina, cê tem que ir.
    marcela, vivo pelo radiante agora.
    otavio, massa pra caralho.
    juju, eu não saio do sachet, mas sempre que tento comentar acabo me embananando, me perco naqueles espaços. sobre o inverno, tô sem exemplares de meus, pra união da vitória a editora me conseguiu alguns, e acabei vendendo todos, de qualquer forma vou batalhar lá com o sandrini, que é muito sensível aos escritores que edita. e o iceberg, tenho certeza que a turma do ruído vai adorar receber. inclusive, faço uma proposta, a gente vai ficar o mês inteiro de agosto em cartaz, de quarta a domingo, por que você não vem pra cá e entrega o livro pra todos numa das nossas noitadas, aí, olha que bom, eu te dou em mãos um inverno? ah, também já fui lá no tavinho, ele é supimpa. bjs e bjs. lepre.

    ResponderExcluir
  5. Ai! Perdi essa! Queria ver de perto tanta coisa boa acontecendo!
    Bjos da iza!

    ResponderExcluir